1975
Apresenta o primeiro Caderno Reivindicativo.
1979
Reconhecendo a importância da ANDST o Conselho Superior do Ministério Público, no seu Acórdão de 26 de novembro de 1979, admite que a presença de representante da instituição nas tentativas de conciliação, reveste de significativa utilidade para o sinistrado por restabelecer o equilibro desejável na relação estabelecida entre as partes.
1992
Nos dias 19 e 20 de março, promoveu uma Acão de Formação sobre Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho. Realizada no Auditório da Comissão de Coordenação da Região centro, em Coimbra, contou com a presença do Dr. Salvador Massano Cardoso bem como do Dr. Joaquim Arenga em representação da Faculdade de Medicina de Coimbra e do Procurador Geral Adjunto Dr. Vítor Ribeiro do Centro de Estudos Judiciários.
1996
No dia 19 de Abril de 1996, organizou uma Conferência Nacional sobre Acidentes de Trabalho sob o lema “A agressão e o direito à vida”. Por muitos considerada a maior conferência sobre acidentes de trabalho alguma vez realizada em Portugal, contou com a presença de ilustres conferentes, como os saudosos Professor Doutor Jorge Leite, Professor Doutor Pinto da Costa e o Procurador Geral Adjunto Doutor Vítor Ribeiro entre outros ilustres convidados. A Sessão de Encerramento foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Justiça, Doutor José Manuel Matos Fernandes.
2001
Em maio edita e distribui gratuitamente o Guia Prático do Sinistrado no Trabalho.
2001
No dia 22 de julho de 2021, a Instituição prestou Homenagem ao Dr. Vítor Manuel dos Santos Ribeiro, distinto Procurador da República. No Auditório da Assembleia da Republica, juntou alguns dos seus amigos e colegas para lembrar a riqueza do património cívico e jurídico que deixou.
2006
Em setembro, num trabalho conjunto com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, apresenta as conclusões de um estudo intitulado “A reintegração socioprofissional da pessoa com deficiência adquirida por acidente de trabalho”. Sob Coordenação do Professor Doutor Rui Aragão Oliveira, Investigadores, Funcionários e associados da ANDST desenvolveram durante o ano de 2005 um estudo rigoroso com recurso a inquéritos e entrevistas a centenas de associados da ANDST para aferir as condições de reintegração socioprofissional das pessoas com deficiência adquirida em contexto do trabalho.
2006
Em outubro dá início à publicação do Boletim Informativo D’OLHO NO TRABALHO. Publicação trimestral que chegou a milhares de trabalhadores tendo como objetivo a divulgação das notícias mais relevantes sobre Acidentes de Trabalho e doenças profissionais.
2010
Organiza uma exposição fotográfica na Estação de S. bento na Cidade do Porto alusiva ao tema da Segurança e Saúde no Trabalho. Assinala junto nas galerias da Assembleia da República o dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho, repetindo a Exposição fotográfica.
2013
Em parceria com o Instituto de Investigação Judiciária, FDULP, organiza uma Conferência Nacional para assinalar o centenário da primeira lei sobre acidentes de trabalho.
2018
Em conjunto com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, com apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, concluiu um estudo sobre o Regresso ao Trabalho após acidente.
2024
No dia 25 janeiro Organiza uma Conferência de Acidentes de Trabalho com o Tema “Prevenção e Reparação” que se realiza no Centro de Emprego e Formação profissional de Coimbra.
No dia 6 de Abril, organiza no auditório da Camara Municipal do Seixal, uma Conferência Nacional de Doenças Profissionais sob o lema “Uma Emergência Social”.