Ao STAL, Sindicato dos trabalhadores da Administração Local e Regional
Mensagem à Tribuna Pública pela urgente reposição do pagamento das pensões por acidente ou doença profissional.
A Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho, não tendo a oportunidade de estar presente nesta vossa justa luta, manifesta a sua total solidariedade e apoio aos trabalhadores da Administração Pública.
Na verdade, não é justo o tratamento diferenciado a que os trabalhadores da Administração Pública com doenças profissionais ou que sofreram acidentes em serviço estão sujeitos fruto das normas aprovadas em 2014 pelo Governo PSD/CDS e mantidas em vigor pelos Governos do PS que lhe sucederam.
Os trabalhadores com doenças profissionais ou que sofreram acidentes em serviço na administração pública sofrem as mesmas dores, tem as mesmas limitações, tem o mesmo desgaste, tem o mesmo esforço acrescido para exercer as suas funções que os trabalhadores do sector privado, pelo que nada justifica este tratamento.
A Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho entende que não há nenhuma decisão de um Tribunal que belisque esta vossa/nossa justa luta e reiteramos ao vosso lado a necessidade de uma solução política que elimine esta injustiça.
Um abraço fraterno de solidariedade
Porto, 19 de novembro de 2024
Pela Direção Nacional da ANDST
Luis Machado