No dia 13 de setembro, a ANDST participou no Colóquio realizado no Edifício da Resinagem na Marinha Grande, sobre as causas e os efeitos dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais nos trabalhadores e seu agregado familiar, iniciativa em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira.
No Concelho da Marinha Grande tem grande importância a indústria vidreira, que emprega milhares de trabalhadores. As condições laborais, no que refere à segurança e saúde no trabalho, segundo foi referido por vários dos presentes, não tem sido uma das prioridades das entidades empregadores, facto que tem estado, e está, na origem muitas doenças profissionais que a maioria dos médicos do trabalho resiste em participar ao Departamento de Proteção contra os riscos Profissionais, em clara violação da lei e em manifesto prejuízo dos trabalhadores.
Concluiu-se nesta ação, pela necessidade de uma mais ampla informação aos trabalhadores sobre de como agir perante um acidente de trabalho ou uma doença profissional.
Um melhor conhecimento levará seguramente a uma ação mais enérgica na defesa dos direitos de quem trabalha.