📍A ANDST, em parceria com a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira, realizou no passado dia 18 de fevereiro, às 15:00 horas na Junta de Freguesia de S. M. da feira, um Colóquio/debate sobre os efeitos dos acidentes de trabalho no trabalhador/a e no seu agregado familiar.
✅A mesa foi composta por: Albano dos Santos, Presidente da Direção da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de S.M. da Feira- ADNSSMF; Luis Machado, Presidente da Direção da Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho-ANDST e António Silva, Delegado Distrital de Aveiro da ANDST.
O Presidente da Adsfeira Feira abriu a sessão, dando as boas vindas aos presentes e agradeceu a disponibilidade dos representantes da ANDST para participarem neste Colóquio/debate.
 
 
Luis Machado, fez uma breve referencia à implantação nacional da ANDST e a intervenção no apoio às vítimas de acidente de trabalho; no estudo sobre os efeitos dos acidentes e doenças profissionais no trabalhador acidentado e no seu agregado familiar, e também na intervenção política tendo como objetivo alcançar mais e melhor justiça para as vítimas de acidente de trabalho e de doença profissional.
 
O Representante da ANDST no Distrito de Aveiro, António Silva apresentou um PowerPoint sobre o conceito e o direito em acidentes de trabalho, abordando a proteção jurídica contida na Lei 98/2009, alguma jurisprudência citando alguns Acórdãos de Tribunais superiores. Fez ainda uma breve abordagem ao Decreto-lei 503/2009 sobre a proteção dos trabalhadores em funções públicas em caso de acidente ou de doença profissionais.
🎤Seguiu-se um período de debate com muitas perguntas, quer sobre a reparação do dano em acidente de trabalho, quer sobre as políticas de prevenção.
Foi uma iniciativa viva e muito participada, com cerca de 50 pessoas presentes, entre as quais uma Deputado da Assembleia da República e o Presidente da Associação empresarial de Santa Maria da Feira.