No dia 06 de outubro de 2022, os representantes da ANDST, Luís Machado; António Aires e Luís Cupido, estiveram na Assembleia da República reunidos com a Dra. Catarina Silva,
assessora do deputado José Soeiro.
Catarina Silva informou que o Deputado José Soeiro não pôde estar presente por atrasos nos trabalhos na Comissão Parlamentar, tendo ficado a promessa de uma reunião que poderá ser no Porto.
Os representantes da ANDST transmitiram as suas preocupações com o agravamento muito severo do custo de vida, designadamente dos bens mais necessários e indispensáveis, alimentação, água, luz etc.. que afeta gravemente as pessoas de menores rendimentos, nomeadamente as pessoas com deficiência ou incapacidade. Referiram também a sua incompreensão pelo facto de o Governo ter ignorado os pensionistas por acidente de trabalho, na atribuição de meia pensão, em clara violação do princípio da igualdade.
O aumento brutal dos combustíveis, gasóleo e gasolina, que afeta severamente os portugueses, é mais grave para as pessoas com mobilidade condicionada que não tem alternativa por não existirem, especialmente fora das grandes cidades, transportes adaptados, o que significa que essas pessoas não podem dispensar o seu transporte próprio, tendo por isso custos acrescidos.
Foram referidas também preocupações com os atrasos nas juntas médicas para atestados multiuso, a necessidade de revisão da Tabela Nacional de Incapacidade, o atraso já admitido
pelo governo, na implementação da Estratégia Nacional para a Deficiência, entre outras.
A assessora parlamentar afirmou transmitir ao Senhor Deputado José Soeiro, as preocupações aqui trazidas.