Respondendo ao convite formulado pelo representante legal da ANDST para o Distrito de Aveiro, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Dr. Emidio Sousa, efectuou, no dia 07 de janeiro de 2020, uma visita às nossas inslatações tendo como objetivo inteirar-se do trabalho que a Associação Nacional dos Sinistrados no Trabalho vem desenvolvendo no Distrito, em defesa dos direitos dos trabalhadores vítimas de acidente ou doença em contexto laboral.

Ao Sr. Presidente do Município foi transmitida a nossa preocupação pelo elevado número de acidentes de trabalho que, anualmente, se tem registado no Distrito de Aveiro, outrossim no que se refere às doenças profissionais, designadamente na Industria da cortiça e do calçado, que afetam muitas centenas de trabalhadores, e a insuficiente protecção económica e social dos trabalhadores vítimas de acidente de trabalho ou de doença profissional. É necessário, referem os responsáveis da ANDST, um maior investimento na prevenção por parte das entidades patronais e uma maior fiscalização por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho e medidas legislativas que protejam de facto, os direitos dos trabalhadores.

O Dr. Emidio Sousa, agradeceu à ANDST o convite, reconhecendo como de relevante importância social o trabalho (pró bono) que os dirigentes da ANDST tem desenvolvido no apoio aos trabalhadores afetados por acidente ou doença profissional.  Reconheceu a necessidade de um maior investimento na sensibilização, quer de trabalhadores quer de empregadores, tendo manifestado interesse na realização, em parceria com a ANDST, de ações de sensibilização para a prevenção dos riscos profissionais, no Concelho de S. M. da Feira, manifestando ainda interesse em manter e ampliar o diálogo institucional com a nossa Associação.