
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DEFICIÊNTES E SINISTRADOS DO TRABALHO RECONHECIDA PELOS TRIBUNAIS COMO REPRESENTANTE DOS SINISTRADOS DO TRABALHO
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DEFICIÊNTES E SINISTRADOS DO TRABALHO RECONHECIDA PELOS TRIBUNAIS COMO REPRESENTANTE DOS SINISTRADOS DO TRABALHO.
Não é a primeira vez que os Tribunais do Trabalho reconhecem a representatividade e o trabalho da A.N.D.S.T.
Existem já algumas sentenças destes Tribunais que, em acidente de trabalho, em que se tenha provado a culpa da entidade patronal pelo acidente, além da condenação do responsável pelas indemnizações devidas ao trabalhador sinistrado, condenam, ainda, acessoriamente, na pena de indemnização a favor desta Associação.
Foi proferida, recentemente, sentença no Proc. 25/08.8GBMIR em que mais uma vez a entidade responsável foi condenada no pagamento de uma indemnização a favor da A.N.D.S.T., no valor de € 800,00.
Não podemos deixar de saudar e divulgar esta tendência dos Tribunais do Trabalho que vem ao encontro da reivindicação já antiga desta Associação e que já devia ter consagração legal.
Como é do conhecimento público a A.N.D.S.T. como instituição sem fins lucrativos, vive com grandes dificuldades económicas, pois, os seus associados são pessoas com graves carências de vária ordem e, também, financeiras pelo que a sua quotização não chega para lhes dar o apoio que precisam e que merecem.
Se a toda esta dificuldade juntarmos a diminuição anual dos apoios financeiros do Governo, apostado na mercantilização da saúde, estaremos perante uma situação de carência e desmotivadora.
Assim, sentenças desta dimensão humanitária, permitem-nos o reconhecimento do nosso trabalho e sonhar…
Bem hajam os senhores Magistrados que compreendem o valor inestimável de associações como a nossa que só pretendem ajudar os sinistrados a ter uma vida mais saudável e digna.
A Direcção Nacional da ANDST