A A.N.D.S.T.  E A CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO

A Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho, reuniu no dia 03 de dezembro de 2015 com o Dr. Adriano Almeida,  Divisão da Administração Geral e dos Recursos Humanos da CÂmara Municipal de Aveiro.

Esta reunião teve como objectivo apresentar ao Município  o representante institucional da ANDST no distrito de Aveiro, Sr. António Silva e, ao mesmo tempo, procurar formas de cooperação conjunta tendo como objectivo, a sensibilização dos trabalhadores da autarquia para a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.

Luis Machado e Antonio Silva falaram sobre os constrangimentos sentidos pelos trabalhadores quando vítimas de acidente ou de doença profissional, designadamente sobre o desconhecimento que estes manifestam quanto aos seus direitos, muito por ignorância dos normativos legais vigentes.

A ANDST está, pela experiência acumulada e pelos conhecimentos adquiridos, em condições de prestar aos trabalhadores, apoio técnico/informativo, nas áreas jurídica, serviço social e acompanhamento psicológico. A ANDST, neste momento, tem mais de seiscentos sócios no distrito de Aveiro e, no ano de 2014, prestou assistência presencial a 92 associados do distrito.

Falou-se sobre a necessidade de se realizarem ações de sensibilização para a prevenção. A ANDST está disponível para colaborar com o Município nesta área, quer em contacto direto com os trabalhadores, (nomeadamente nos estaleiros da Câmara) quer juntos dos  administrativos, e/ou através de exposições de fotografias/filmes alusivos aos acidentes e doenças profissionais.

O Dr. Adriano Almeida mostrou disponibilidade e interesse nesta parceria, e solicitou que a ANDST apresentasse uma proposta de trabalho para análise/discussão e posterior envio à direcção da Câmara.

No final, foi entregue ao representante do município, o Plano de atividades e o orçamento da ANDST para 2016, e o relatório do ano de 2014, demonstrativo dos atendimentos prestados pela Associação nas diversas valências.